O Projeto Escola Cidadã é da Carmen Mattoso, uma cliente antiga que voltou com mais uma das suas idéias incríveis! Ela é educadora na área de turismo pedagógico e ao perceber que os alunos não estavam trazendo pra seu cotidiano as experiências que tinham nas viagens mágicas que só ela sabe fazer, decidiu voltar uns passos atrás e oferecer para as escolas um projeto que trata de Estudo do Meio e colocar os estudantes muito próximos da realidade do entorno da sua escola, e com isso compreender melhor o mundo, elaborar perguntas e buscar respostas.

Quando a Carmen me procurou para fazer a identidade desse projeto, e contou tudo isso, me veio na cabeça o desenho de casa, não só da nossa própria casa, mas para além dela, do nosso entorno, que é tão pequeno, mas que muito poucas vezes o conhecemos. A marca fala de consciência. O traço das casas são irregulares, finos, à mão, que traz o sutil e que se encontram em alguns pontos, formando uma trama, que é a vida coletiva, comunitária em sociedade. Tem movimento, terra, mão, processo e união. O ponto em comum entre as casas tem um núcleo com a cor terra e o nome.

 

Quando apliquei essa "casa" no meio de outras, se formou o quarteirão, depois o bairro e assim, infinitamente... até formar essa textura. Apliquei na papelaria, site etc..

Voltando a contar um pouco do escopo, o objetivo dessas atividades com os alunos é aplicar todos os resultados de pesquisas e andanças numa plataforma, com videos, fotos depoimentos, etc.

O primeiro passo foi desenvolver o site para venda do projeto, que já está no ar.

O projeto tem na sua estrutura 7 eixos de atuação: abastecimento, administração, cultura, etc... foi criado um icone para cada assunto, e sua paleta de cores escolhida com todo cuidado, é usado em toda comunicação do projeto.

E abaixo, uma publicação com toda explicação do projeto, detalhando cada atividade, para cada ano letivo.

rua piracuama, 19 . sala 3

perdizes . são paulo

entre em contato
  • facebook
  • pinterest
  • Branca Ícone Instagram
logo2.png

aqui tem foto de um monte de gente:

capa da Carolina Rolim, os stills de projetos do Márcio Fisher, algumas montagens

minhas e algumas fotos de banco de imagem, unsplash

© teresa maita  2019 

Todos os direitos reservados